Páginas

sexta-feira, 15 de junho de 2012

O Headbuilding em Recursos Humanos

Talvez você que esta lendo esse artigo, e que é um profissional em Recursos Humanos, principalmente nos subsistemas de recrutamento & seleção e treinamento & desenvolvimento, já tenha se deparado com a seguinte situação: Encontrar um profissional que possa vir a preencher um cargo específico que, devido a quantidade de detalhes ou natureza emergente no mercado global, seja técnicamente inviável. 
(Desafios ilimitados)

Caso você não se identifique com tal situação, por não ter tido nenhuma experiência como a descrita acima, e atue principalmente nas indústrias de base (como mineração, petróleo & gás e energia), é lógicamente provável que, em algum momento, lhe será necessário superar desafios similares. 

Vejamos o exemplo abaixo:
 
A indústria mineral vem tendo uma forte vertente de investimentos em seu momento atual. Cada vez mais, minas são descobertas, tanto a céu-aberto como subterrâneas, lavradas e exploradas ao esgotamento. Porém, estimativas indicam que, no futuro próximo, a quantidade de recursos minerais, frente a crescente demanda e consumo dos mesmos, não será suficiente. Tratam-se de insumos não renováveis, o que é realmente preocupante se considerarmos o fato de que os utilizamos em práticamente tudo.

(Mineração Submarina - Uma realidade)
Na busca de diferentes meios de obtenção desses insumos, chegamos a uma nova tendência na indústria de mineração: Underwater Mining (Mineração Submarina). Então, digamos que uma empresa de mineração iniciei um projeto de exploração mineral no litoral brasileiro, e você seja o principal resposável pela captação de profissionais, especialistas nesse segmento. Por exemplo, um Geólogo brasileiro para Prospecção Mineral Submarina. Como encontrar um profissional como esse que, provavelmente, não está disponível em nosso mercado?

Talvez a melhor opção (e certamente trata-se de uma tendência ascendente em Recursos Humanos) seja o que Idalberto Chiavenato chamou de "Headbuilding", em sua obra "Recursos Humanos. O capital humano nas organizações" (ed. Campus). Diferentemente do Headhunter, o Headbuilder é um especialista que, através de técnicas e processos que envolvem coaching, capacitação técnica e orientação profissional, desenvolverá o profissional (inicialmente mais próximo ao perfil solicitado), que será essencial à empresa cliente. Este poderá ser captado através de recrutamento interno, e selecionado tecnicamente, através da apuração de seus interesses e competências.
(Headbuilding - Capacitação para novas tendências)

Retornando ao nosso exemplo, o headbuilder recrutaria um geólogo com experiência em exploração mineral (fase de pesquisa), e através da apuração de seus interesses, personalidade e aspectos subjetivos, o orientaria à capacitação técnica, a fim de atender à descrição e análise do cargo iminente, podendo assim, oferecer ao cliente, um profissional apto à posição, que, ainda que lhe seja necessário contínuo desenvolvimento, corresponda a sua inicial demanda.


A antecipação no preparo e capacitação de profissionais para futuras demandas também deve ser o alvo de headbuilders, porém até mesmo esse tipo de especialista, e empresas que ofereçam o serviço, ainda são escassos, principalmente no mercado nacional.
   
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário